Distúrbios do sono

O Sono Normal

Introdução

Relógio Biológico

SARA e Regulação do Sono

Polissonografia e Estágios

Aspectos Gerais do Sono

Fisiologia do Sono

Neurotransmissores e o Sono

Os Distúrbios do Sono

Parassonias

Sonilóquio

Pesadelo

Terror Noturno

Enurese

Sonambulismo

Dissonias

Insônia

Narcolepsia

Apnéia

Epilepsia

Bibliografia

 

 

Neurotransmissores e o Sono

Participam da regulação do sono além de vários neurotransmissores , como serotonina, noradrenalina, acetilcolina, ácido gama- aminobutírico(GABA) histamina e adenosina, aminoácidos excitatórios como glutamato e aspartato, pepitídeos como interleucina1, interferon alfa 2 , colecistocinina 8, vasopressina, e hormônios como o hormônio do crescimento e prolactina. Mesmo com tantas substâncias apenas a acetilcolina(Ach) possui uma função claramente definida mas já é sabido que a noradrenalina, serotonina e a acetilcolina correlacionadas são de fundamental importância para o estudo da regulação do sono. 

A seguir, faremos algumas considerações sobre neurotransmissores que influenciarão o sono quer estimulando ou inibindo esse processo.
· Serotonina(5HT)
A serotonina é reguladadora do SOL(sono de ondas lentas ou sono lento) e os núcleos que a contém são os núcleos da rafe e, como já foi dito, sua lesão induz a insônia. A atividade nesse núcle diminui conforme o sono se instala sendo reduzida a 50% no SL e 10% no sono REM. Entendendo como a serotonina funciona podemosobter medicamentos que irão interferir no seu mecanismo como o PCPA( paraclorofenilalanina) que impede a síntese de 5HT.
A administração de PCPA causa uma insônia que regride totalmente após o décimo dia de tratamento .Essa observação nos leva a concluir que a serotonina atua indiretamente na regulação do sono. Duas hipóteses surgiram para explicar essa regulação indireta, a primeira seria que e serotonina facilitaa síntese e liberação de fatores indutores do sono, a segunda seria a paticipação desse neurotransmissor na regulação do sistema sensorial e motor. A 5HT diminuiria a reatividade aos estímulas externos permitendo que o cérebro seja mais facilmente modolado por fatores indotores do sono. Existe também, provado experimentalmente, uma diminuição na atividade de células serotoninérgicas no sono REM onde não há atividade motora. Concli-se , então, que a serotonina é mais relacionada com a regulação de atividade motora e sensorial na vigília e não no sono. A insônia pelo PCPA pode ser resultado de uma hiperatividade aos estímulos induzida pela diminuição de serotonina e alterações do controle motor mantendo a pessoa hiperalerta. 
A serotonina teria então um papel de inibição de neurotrnsmissores excitatórios, logo a administração de 5HT em pessoas tratadas periódicamente com PCPA apresentarão SL e não SP. A diminuição de 5HT leva a um aumento tanto da vigília quanto do sono REM.
· Noradrenalina(NA)
A noardrenalina estimula o sono REM logo a destruiçaõ do locus coeruleus (local de maior produção dessa substância) ou a administração de drogas como alfa-metil-paratirosina ou dissulfiram ( supressores de NA) levam ao aumento do SP. Porém o aumento de NA também leva a diminuição do sono REM por ação de fármacos quem inibem enzimas que degradam a NA como a monoamina oxidase(MAO)
A administração de fármacosque inibem o locus coeruleus (LC) como clonidina, fármaco alfa -2-adrenérgico aumenta o SL e diminuem a vigília e SP . Já bloqueadores de rceptores alfa adrenérgicos comofentolamina aumentam o sono REM.
· Acetilcolina ( ACh)
A acetilcolina tem papel modulador do sono REM. Acredita-se que a região que comanda a liberação de Ach é a formação reticular (FRP) em especial o campo tegmental gigantocelular (FRG) que apresenta aumento na liberação de acetilcolina durante o SP, esse incrementotambém ocorre no estriato e no cortex.
Estudos de imuno-histoquímica demostraram que os neurônios da FRG são colinoceptivos e nã colinérgicos . A acetilcolina que chega a esse neurônios provém de núcleos colinérgicos da região mesopontina dorsal( núcleos tegmentais pedunculopontino-PPT-e dorso lateral -LDT). Foi demonstrado que lesões nesse locais causam diminuição do sono REM. 
As outras funções da ACh nos outros ciclo ainda não foi bem explicada, sabe-se que a ACh é rsponsável por promover e prolongar a vigília, a ACh é importante no aprndizado e memória durante a vigília e leva a uma diminuição do SL.

Interações Monoaminas - Acetilcolina

Vários estudos foram feitos relacionando as células produtoras de neurotransmissores , assim como seus núcleos , para relacionar as interações ( inibitórias ou excitatórias) dos dois sistemas.
As células do campo tegmental gigantocelular (FRG) que são Achérgicas quando excitadas são acompanhadas de uma diminuição de atividade no locus coeruleus ( monoadrenérgicas) . A serotonina ou NA inibem 2/3 das células dos núcleos tegmentares dorsolateral( LDT) , mas 1/3 foi excitada; a serotonina nos neurônios do locus coeruleus e a NA nos núcleos da rafe dorsalis inibiu 1/3 das células estudadas. A ACh ativou 50% das células do locus coeruleus e inibiu 50% do rafe dorsalis.

Outros Neurotransmissores

Glutamato:
Administrado na área pontina dorsal reduz o sono REM e libera ACh nessa região.
· Àcido gama- aminobutiírico(GABA):
É um neurotransmissor inibitório liberado em maior quantidade no sono REM na região mesopontínea. Altas doses de um fármaco GABAérgico levam a redução do SL sem alterara o sono REM e aumento da vigília. Quando administrado na região pré- ótica produz insônia e na região do hipotálamo posterior aumenta o sono REM.
· Adenosina:
Aumenta o SP e atrasa o SP, antagonistas como a cafeína reduzem o sono. A adenosina inibe o complexo de células do PPT e LTD.

Todos os direitos reservados.

Copyright © 1998 - 2001    furtado.com.br ®