O
Sono Normal
Introdução
Relógio
Biológico
SARA
e Regulação do Sono
Polissonografia
e Estágios
Aspectos
Gerais do Sono
Fisiologia
do Sono
Neurotransmissores
e o Sono
Os Distúrbios
do Sono
Parassonias
Sonilóquio
Pesadelo
Terror
Noturno
Enurese
Sonambulismo
Dissonias
Insônia
Narcolepsia
Apnéia
Epilepsia
Bibliografia
|
Os
Distúrbios do Sono
Segundo a American Sleep Association (ASDA, 1990), os transtornos do sono podem ser divididos em:
Parassonias
São definidas como transtornos que não são anormalidades dos processos responsáveis pelos estados de sono e vigília por si, mas sim problemas orgânicos indesejáveis que ocorrem predominantemente durante o sono. São divididas em distúrbios do despertar parcial, distúrbios da transição sono-vigília, parassonias associadas ao sono REM e outros.
Distúrbios do despertar parcial
Ex: Sonambulismo, Terror noturno
Distúrbios da transição sono-vigília
Ex: Fala durante o sono
Parassonias associadas ao sono REM
Ex: Pesadelos
Outras parassonias
Enurese
Dissonias
São transtornos que causam ou insônia ou sonolência excessiva. Estão associadas com a perturbação do sono noturno ou com comprometimento da vigília. Neste grupo são incluídos os transtornos primários do sono: intrínsecos e extrínsecos ou transtornos relacionados ao ciclo circadiano.
Transtornos intrínsecos do sono:
São definidos como transtornos primários que se originam ou se desenvolvem "dentro do organismo" ou são devidos a causas internas. Ex:
Insônia, Narcolepsia, Síndrome da apnéia obstrutiva do sono, Síndrome da apnéia central do sono.
Transtornos extrínsecos do sono
Se originam ou desenvolvem por causas externas ao organismo. Nestes casos, os fatores externos atuam produzindo a alteração do sono, a qual praticamente desaparece quando são retirados da vida do paciente. Trata-se, por exemplo, dos distúrbios do sono por dependência de drogas estimulantes, de álcool, ou de hipnóticos.
Transtornos do sono dos ritmos circadianos
Nesses distúrbios há um desalinhamento entre os padrões de sono do paciente e os esperados pelos hábitos sociais. Dentro deste grupo incluem-se mudança de fuso-horário, trabalhos em turnos com padrão incompatíveis com o ciclo de sono/vigília, síndrome de atraso e avanço da fase do sono.
|