O
Sono Normal
Introdução
Relógio
Biológico
SARA
e Regulação do Sono
Polissonografia
e Estágios
Aspectos
Gerais do Sono
Fisiologia
do Sono
Neurotransmissores
e o Sono
Os Distúrbios
do Sono
Parassonias
Sonilóquio
Pesadelo
Terror
Noturno
Enurese
Sonambulismo
Dissonias
Insônia
Narcolepsia
Apnéia
Epilepsia
Bibliografia
|
Enurese
A enurese é uma emissão involuntária de 1cc ou maior quantidade de urina, durante o dia ou a noite, em indivíduos maiores de 3,5 a 4,5 anos de idade, submetidos a treinamento vesical. Desde 1982, a enurese foi ratificar como distúrbio do sono, uma parassônia.
Enurese Primária
É provavelmente hereditária, sendo chamada de enurese primária hereditária ou enfermidade enurética. É ligada ao sexo masculino e dominante.
As seguintes características estão associadas a enurese, desde o nascimento:
1. Uma enfermidade qualitativa do ciclo sono-vigília:
Alterações sono: consistem da modificação patológica da arquitetura do sono noturno com maior proporção de sono lento e profundo (estágios 3 e 4); diminuição proporcional do sono ativo (estágio REM); ausência de lembranças de sonho ao despertar; presença de episódios enuréticos com sonhos de temas "úmidos" ou relacionados com a micção. Nos estágios 3 e 4 de sono lento (nos quais usualmente não existem sonhos recordáveis).
Os episódios enuréticos se apresentam mais freqüentemente nos primeiros estágios de sono lento profundo da noite, e normalmente se caracterizam por ocorrerem simultaneamente com sonhos anormais, com aumento brusco e progressivo da pressão intravesical, com um verdaeiro comportamento sonambúlico ou, na sua falta, movimentos repetitivos da pelve e das pernas.
2. Alterações circadianas de hormônios ligados ao controle da micção durante o sono:
Alteração dos hormônios: em crianças enuréticas verifica-se uma diminuição do hormônio antidiurético ou vasopressina. A redução circadiana desse hormônio promove uma maior formação proporcional da urina noturna.
3. Alterações do controle neurogênico vegetativo da bexiga:
Alterações na micção consistem em: instabilidade do músculo detrusor; presença de contrações vesicais frqüentes ou constantes.
Normalmente, o corpo da bexiga humana tem uma inervação parassimpática estimuladora e uma inervação parassimpática inibitória. Ao longo do neurônio existem vários centros de controle da micção chamados de Barrington. Os centros de Barrington mais telencefálicos medeiam tanto ações inibitórias de ação voluntária como condutas ativadoras facilitatórias do início da micção.
A integração central dos mecanismos de controle de micção permite compreender a influência emocional no controle vesical. Desse modo, a influência emocional conversiva (medo e angústia) é muito importante no curso da enurese primária de uma criança ou de um adolescente.
Diagnóstico da Enurese Primária
É baseado em anamnese cuidadosa; observação do sono da criança; EEG; polissonografia e estudo urodinâmico.
Tratamento da Enurese Primária
Os tratamentos utilizados são:
Comportamentais punitivos: castigar as crianças. Por medo elas dormiriam um sono superficial e poderiam controlar a micção;
Condicionamento do horário pelos pais;
Uso de dispositivos de alerta: utilizando-se "colchão com alarme" que é ativado ao receber gotas de urina;
Uso de antidepressivos: com a imipramina, por exemplo, que produzem uma inibição do episódio de sono ativo e uma superficialização do sono lento;
Uso de terodilina, butilamina e outros simpaticolíticos: em crianças com enurese primária, uma instabilidade no detrusor, a terodilina tem proporcionado uma melhora promissora;
Fuoxetina: possivelmente tem efeito sobre a superficialização do sono e a facilitação do despertar breve;
Acupuntura;
Desmopressina: análogo da vasopressina, é o tratamento atual para enuréticos primários.
Enurese Secundária
São causas de enurese secundária:
Neurológica: epiléptica, traumática, tumoral, degenerativa. Dependente de alterações anatômicas (epispádicas, hipospádicas, ureter ectópico, lesões medulares, obstrução uretral).
Reativas ou Secundárias Psicogênicas: ocorrem em crianças que perdem o controle devido a problemas emocionais como, por exemplo, o nascimento de um irmão.
|